Osvaldo Cruz, Terça, 22 de Janeiro de 2019

publicado em: 15/04/2014 às 15h39:

Campanha contra a gripe começa no dia 22

Atendimento será no Centro de Saúde e postos da cidade

Tem inicio no próximo dia 22, uma terça-feira, a campanha nacional de vacinação contra gripe. Prevista para encerrar no dia 9 de maio, a campanha deste ano amplia a faixa etária para crianças de 6 meses a menores de 5 anos. No ano passado, o público infantil foi de 6 meses a menores de 2 anos.

As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação. O Ministério da Saúde destacou a importância da ampliação da vacina ao público infantil, já que a vacinação desta faixa etária beneficia tanto a criança que recebe a vacina, como também os grupos mais vulneráveis que convivem com ela.Assim, são imunizadas, indiretamente, lactentes menores de seis meses de idade (crianças amamentadas); idosos e pessoas com doenças crônicas. Outro fator que contribuiu para a inclusão desta faixa-etária foi o fato de que as taxas de internação em crianças menores de cinco anos, em 2013, terem se igualado a dos idosos.

A campanha de vacinação contra gripe é realizada anualmente neste período que antecede o inverno, que é a estação mais propícia para a gripe. A criação de anticorpos ocorre entre duas e três semanas após a aplicação da dose. Por isso é importante que as pessoas procurarem a vacinação no período da campanha, já que o período de maior circulação da gripe é de final de maio a agosto.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). As pessoas com doenças crônicas devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.