Osvaldo Cruz, Sábado, 19 de Janeiro de 2019

publicado em: 20/05/2015 às 15h12:

Campanha de Vacinação contra a gripe fica abaixo da meta em OC

Até o momento foram vacinados 42% do público alvo

Osvaldo Cruz está longe de alcançar a meta estipulada para a vacinação contra gripe. De acordo com dados divulgados nesta semana, até o momento foram vacinados 42% do público alvo.

“Ainda temos mais da metade da população sem ser vacinada. Nossa meta continua e a campanha segue até o dia 22, sexta-feira”, destacou a enfermeira responsável pela sala de vacinas do Centro de Pediatria Dr. Tavares, Camila Silva.

Em Osvaldo Cruz, as vacinas estão disponíveis no próprio Centro de Pediatria, além do PSF da Vila São Jose, das 7 às 17 horas.

Devem ser imunizadas crianças com mais de 6 meses e menores de 5 anos, pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), presos e funcionários do sistema prisional. É importante levar aos postos de saúde o cartão de vacinação e um documento de identificação.

Também serão vacinadas pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com condições clínicas especiais. Neste caso é preciso levar também uma prescrição médica especificando o motivo da indicação da dose.

Pacientes que participam de programas de controle de doenças crônicas no Sistema Único de Saúde (SUS) devem ir aos postos onde estão cadastrados para receber a dose, sem necessidade da prescrição médica.

O Ministério da Saúde destaca que a vacina é segura e consiste em uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe. Segundo a pasta, estudos demonstram que a imunização pode reduzir entre 32% e 45% o número de pessoas que recorrem aos hospitais por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações decorrentes da influenza.

Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, o governo ressaltou que é fundamental realizar a imunização no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno.