Osvaldo Cruz, Quinta, 26 de Abril de 2018

publicado em: 12/04/2018 às 10h59:

Campanha de vacinação contra gripe acontece a partir do dia 23 de abril

Campanha terá o Dia D no sábado, 12 de maio, e se estende até o dia 1 de junho

9e96634421c57098700e76474d605e6d.jpg

A Secretaria Municipal de Saúde, através da enfermeira responsável da Vigilância Epidemiológica, Camila Rodrigues da Silva, divulgou nesta quarta-feira, 11, o calendário da Campanha de Vacinação Influenza de 2018.

A campanha se inicia no dia 23 de abril no Centro de Vacinação (pediatria), no PSF Álvaro Campoy, PSF São José e no PSF Vale do Sol, das 7h às 17h. Já no Dia D, o atendimento é diferenciado, todas as Unidades de Saúde estarão abertas para ministrar a vacinação, sendo o Centro de Saúde e todos os PSF’s, que atenderão das 8h às 17h.

Quem toma a vacina?

Em primeiro instante a prioridade da vacinação é para crianças de seis meses até cinco anos incompletos, gestantes, mulheres que tenham até 45 dias de pós-parto, profissionais da área da saúde, pessoas portadoras de doenças crônicas, idosos acima de 60 anos e profissionais da educação.

Os acamados receberão a vacina a partir do Dia D, dia 12 de maio. Sendo assim, uma equipe irá até essas pessoas.

Após a vacina é possível e normal ter gripe?

De acordo com a enfermeira responsável, Camila Rodrigues, o vírus utilizado na vacina não é um vírus vivo capaz de causar a doença. Ele só é necessário para fazer com que o sistema imunológico fique imunizado.

“É importante que as pessoas saibam que ele é fabricado por três tipos de vírus. Os vírus da gripe são muitos, mas é realizado um trabalho com os três tipos mais comuns, que causaram mais gripes e é feito um estudo”, disse.

Ainda de acordo com a enfermeira, esse ano um vírus foi mudado, portanto a vacina não é a mesma aplicada no ano passado.

“A população tem que ter consciência de que a hora de tomar a vacina é agora. Estamos na época que antecede a mudança do clima, o inverno, que é onde ficamos mais propícios às gripes”, finalizou Camila.