Osvaldo Cruz, Segunda, 22 de Julho de 2019

publicado em: 10/04/2019 às 11h47:

Começa hoje a campanha nacional de vacinação contra a gripe

Setor de Saúde de Osvaldo Cruz já tem doses disponíveis em todos os PSF's.

Nesta quarta-feira, dia 10, se inicia a campanha nacional contra a gripe, voltada aos grupos de pessoas mais suscetíveis a contraírem o vírus. A mobilização se encerra até o dia 31 de maio em todo o território nacional.

O Ministério da Saúde informou que a campanha ocorrerá da seguinte forma: entre 10 e 18 de abril, serão priorizadas as crianças e gestantes. Aos demais, pertencentes as outras categorias, a vacinação será disponibilizada a partir de 22 de abril.

“É importante que a população se organize e não deixe a vacinação contra a influenza para o último momento”, ressalta Camila Rodrigues da Silva, enfermeira.

Podem receber a vacina gratuitamente:

Crianças de 6 meses a 5 anos de idade;

Gestantes e puérperas, isto é, mães que deram à luz há menos de 45 dias;

Idosos;

Profissionais de saúde, professores da rede pública ou privada, portadores de doenças crônicas, povos indígenas e pessoas privadas de liberdade;

Portadores de doenças crônicas (como HIV) que fazem acompanhamento pelo SUS também têm direito à vacinação gratuita.

As doses da vacina estarão disponíveis em todos os PSFs (Programa Saúde da Família), das 8h às 16h e na Sala de Vacinas Dr. Tavares, exceto o Centro de Saúde. É necessário portar a caderneta de vacinação e documento pessoal.

Lembrando que: a vacina não causa a gripe. Ela permite que o paciente fique imune aos tipos de vírus mais comuns em circulação sem adquirir a doença.