Osvaldo Cruz, Segunda, 22 de Julho de 2019

publicado em: 19/07/2017 às 17h33:

Maçonaria cede prédio para Prefeitura implantar Residência Terapêutica

A Prefeitura de Osvaldo Cruz, através da Secretaria de Saúde e a Loja Macônica "Trabalho e Firmeza" completaram a parceria para cessão do prédio do antigo Albergue Noturno "Milton Calazans", próximo ao Cemitério Municipal, para o funcionamento da Residência Terapêutica.

b5fa8880f60f22ef100df699a7f7cb3e.jpg

A Loja Maçônica cedeu ao município o espaço por 10 anos e a Prefeitura fez as adequações e reformas no prédio. A inauguração foi na terça-feira, 18.

O novo modelo de terapia de pacientes com doenças mentais, estabelecido pelo Sistema Único de Saúde, fez com que o município abrisse a residência para receber doentes que antes eram assistidos no Instituto de Psiquiatria de Tupã.

A residência foi inicialmente implantada em 2015 em uma casa alugada na rua Engenheiro Kiefer, próximo da Prefeitura.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Ivete Alves Conca, a equipe de trabalho é formada por cuidadores e técnicos em enfermagem para trabalho com os pacientes 24 horas por dia.

Novo modelo

De acordo com o prefeito Edmar Mazucato, os pacientes foram transferidos para Osvaldo Cruz, como prevê a Reforma Psiquiátrica Brasileira (Movimento Antimanicomial), do Ministério da Saúde, órgão do governo federal.

O prefeito esclareceu que, pela nova política, há a tendência de desospitalização de pacientes psiquiátricos e ao tratamento ambulatorial. "Com isso Osvaldo Cruz teve que implantar uma nova rede de atenção psicossocial, onde os pacientes psiquiátricos são feitos por Centros de Atenção Psicossociais (Caps) e residências terapêuticas, além de unidades municipais", disse Mazucato.

Em Osvaldo Cruz, além da implantação da residência terapêutica, o CAPS (Centro de Apoio Psicossocial) no antigo prédio da creche Yaeko Sasaki e do antigo posto de saúde da Vila São José para estes serviços e nenhum paciente poderá ficar desassistido.