Osvaldo Cruz, Domingo, 18 de Agosto de 2019

publicado em: 24/07/2013 às 20h40:

Nota à Imprensa - Influenza A (H1N1)

Daniel Torres (MTb.: 51.540/SP) e Giuliano Panvéchio (MTb.: 46.291/SP) - Assessoria de Imprensa

1ba9afde7377a2a12245e4160e41c161.jpg

A Prefeitura de Osvaldo Cruz, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou na manhã desta quarta-feira, 24, o primeiro caso de paciente acometido pelo vírus Influenza A (H1N1) no município em 2013.

O paciente do sexo masculino, que não teve o nome divulgado, recebeu atendimento adequado, conforme recomendação do Ministério da Saúde e foi encaminhado para suporte de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em outro município. A Vigilância Epidemiológica informou ainda que, no momento, o paciente permanece internado para tratamento devido a uma “complicação renal e possivelmente transitória”.

A notificação foi confirmada por meio de exame laboratorial realizado pelo Instituto Adolfo Lutz, de Marília, cujo resultado foi enviado de volta ao município nesta terça-feira, 23.

Neste ano, Osvaldo Cruz teve sete casos notificados como suspeitos de infecção pelo vírus Influenza A (H1N1) sendo que, desses, seis tiveram resultado negativo (incluindo o caso em que uma paciente foi a óbito, mas sem relação com essa doença).

Nenhum outro caso suspeito foi notificado até o momento no município.

Nenhuma morte

O Departamento de Vigilância Epidemiológica de Osvaldo Cruz esclareceu também que, diferente do que foi veiculado por órgãos de imprensa local, a morte de uma paciente na semana passada, que teria iniciado tratamento na Santa Casa local com suspeitas de gripe provocada pelo vírus H1N1, não está relacionada com a doença.

A técnica responsável pela Vigilância reforçou que nesta época de inverno e com a chegada da onda de frio nesta semana é importante que as pessoas mantenham-se atentas a ambientes arejados, evitar ambientes com a concentração de muita gente e um reforço quanto à higiene pessoal.

É a nota.