Osvaldo Cruz, Sábado, 19 de Janeiro de 2019

publicado em: 21/10/2013 às 10h31:

OC adere à campanha Três Bichos do Ministério da Saúde

Escolas Carmen Nápoli de Castro e Max Wirth foram as escolhidas para trabalho

Assessoria de Imprensa_por Giuliano Panvéchio

A Secretaria Municipal de Saúde de Osvaldo Cruz  aderiu à Campanha de Diagnóstico e Prevenção das Doenças Negligenciadas, programa esse denominado “Campanha dos 3 Bichos”, promovido pelo Ministério da Saúde.

Para o Estado de São Paulo, são priorizadas a Hanseníase, Tracoma e Geohelmintíase (uma espécie de verminose).

A campanha tem o objetivo de realizar uma busca ativa de Hanseníase e Tracoma e instituir o tratamento o mais precoce possível. O público para essa Campanha são as crianças de 5 a 14 anos, no caso de Osvaldo Cruz, alunos das escolas municipais Carmen Nápoli de Castro (PROMORAR) e Max Wirth.

Serão esclarecidos sobre sinais, sintomas, prevenção e tratamento dessas doenças. Após as recomendações, os pais serão convidados a autorizar os seus filhos a tomarem medicamentos para combatê-las. As datas das palestras estão em definição.

Segundo o Ministério da Saúde, essas três doenças aparecem em situações de higiene inadequada e em que o saneamento básico é ineficiente. São chamadas de ‘doenças em eliminação’, pois já deveriam ter sido erradicadas do país.

Classificada pelo Ministério como doença dos nervos, a Hanseníase é infecciosa, crônica, causada pelo Mycobacterium leprae e acomete principalmente a pele e os nervos periféricos.

A recomendação é estar sempre atento a manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e áreas da pele que não coçam, mas que causam a sensação de formigamento e ficam dormentes e que apresentem também diminuição ou ausência de dor, da sensibilidade ao calor, ao frio e ao toque.

Já a Tracoma, considerada doença dos olhos, afeta a conjuntiva, córnea e pálpebras, levando a uma inflamação crônica. Os sintomas iniciais são lacrimejamento, descarga mucopurulenta, irritabilidade ocular.

E por último a Geohelmintíase rotulada como doença da barriga, constitui um grupo de doenças parasitárias intestinais que acometem o homem e são causadas principalmente pelo Ascaris lumbricóides, Trichuris trichiuria e pelos ancilostomídeos.