Osvaldo Cruz, Sábado, 19 de Janeiro de 2019

publicado em: 23/10/2013 às 06h24:

Outubro Rosa: sábado tem mutirão de preventivo ao câncer do colo de útero

Mulheres devem comparecer ao Centro de Saúde na avenida Kennedy

Assessoria de Imprensa_por Giuliano Panvéchio

Depois de ações educativas, uma caminhada no sábado passado (19) pelo centro da cidade e que resultaram no agendamento de quase 600 exames de mamografia, o Outubro Rosa em Osvaldo Cruz entra em nova etapa no próximo final de semana. No sábado, 26, as mulheres são convidadas a se dirigirem até o Centro de Saúde na avenida Kennedy para a coleta do exame preventivo ao câncer do colo de útero, chamado "Papanicolau".

A enfermeira Francieli Anselmo de Campos, a Secretaria Municipal de Saúde, explicou que o atendimento ocorerá entre 8h e 16 horas. "Serão montados alguns consultórios para que a equipe de profissionais da Secretaria receba as mulheres no sentido da realização de coletas de exames preventivos", explicou.

O alvo da ação são as mulheres com vida sexual ativa e que muitas vezes trabalham e não têm tempo no dia a dia de se dirigirem até as unidades de saúde para o trabalho de rotina na prevenção ao câncer. "Lembramos que as mulheres devem se submeter ao preventivo pelo menos uma vez por ano", acrecentou Francieli.

Documentos

A recomendação para quem for participar do exame preventivo "Papanicolau" é que compareça com RG e CPF em mãos e o Cartão do SUS e evitar contato íntimo ou uso de pomadas por via vaginal (relação sexual) pelo menos 48 horas antes da coleta do material.