Osvaldo Cruz, Terça, 22 de Janeiro de 2019

publicado em: 29/09/2014 às 15h08:

Prefeitura abre Outubro Rosa nesta quarta-feira

Café da manhã na sede da Rede Feminina marca início de atividades preventivas ao câncer

55b9958e688616314ade74383a13ec36.JPG

A Prefeitura de Osvaldo Cruz em parceria com várias entidades como a Rede Feminina de Combate ao Câncer, o Fundo Social de Solidariedade, o Serviço de Obras Sociais e outros parceiros abre oficialmente o Outubro Rosa. Durante o mês de outubro várias atividades educativas e de conscientização serão montadas para a prevenção do câncer em mulheres.

"Desde o ano passado virou lei municipal o Outubro Rosa, assim como o Novembro Azul. O Novembro Azul será no mês seguinte e visa a prevenção do câncer em homens", disse a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Eliana Mazucato.

Durante o mês de outubro estão previstas distribuições de materiais de prevenção ao câncer e agendamento de uma série de exames preventivos para mulheres, uma corrida de rua e a venda de camisetas alusivas à campanha.

"O lançamento do Outubro Rosa será nesta quarta-feira, 1, na sede da Rede Feminina de Combate ao Câncer, na avenida José Siqueira, ao lado da Secretaria de Indústria e Comércio. Mais uma vez os parceiros devem se reunir para o evento que dará início à programação e contamos com a presença de todos", disse Eliana Mazucato.

A presidente do Fundo Social ainda lembrou que, a exemplo de outros lugares no mundo, em Osvaldo Cruz alguns monumentos e prédios públicos serão iluminados com a cor rosa durante o mês de outubro.

Outubro Rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).