Osvaldo Cruz, Quarta, 23 de Janeiro de 2019

publicado em: 16/01/2017 às 09h22:

Prefeitura entrega Caps Henrique Chicoli

Unidade, que funcionava no bairro Venda Branca, passa a atender agora onde atendia a creche Yaeko Sassaki

Assessoria de Imprensa_colaborou Pedro Afonso (Garp Comunicação Integrada)

60f0bc1960e205c1ccae57a27d1188a9.jpg

A Prefeitura de Osvaldo Cruz entregou na manhã desta quinta-feira, 5, o novo prédio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) “Henrique Chicoli”.

A unidade, agora, passa a atender no prédio que abrigou, por muitos anos, a creche Yaeko Sassaki que, no ano passado, ganhou novas instalações (LEIA AQUI).

A  unidade do Caps atendia, anteriormente, em um prédio no bairro Venda Branca, mas houve consenso na mudança de local para dentro da cidade.

“Tivemos várias dificuldades na Venda Branca com transporte, internet e, por ser um espaço muito aberto, tivemos pacientes que fugiam do local”, explicou a secretária de Saúde de Osvaldo Cruz, Ivete Alves Conca.

Equipe de trabalho

As pessoas assistidas pelo Caps em Osvaldo Cruz, contam com uma equipe forma por enfermeiro, auxiliar de enfermagem, assistente social, psicólogos, além do médico psiquiatra, além de trabalhos de artesanato e com educadores físicos.

“Essa equipe vai estar desenvolvendo todas as atividades”, destacou a secretária.

Novo modelo de assistência à Saúde Mental

Os trabalhos no Caps em Osvaldo Cruz irão seguir as normativas do novo modelo de assistência à Saúde Mental, que está em vigor em todo o país.

“Esse novo modelo está fechando os hospitais psiquiátricos, pois chegaram à conclusão de que se esses pacientes forem bem atendidos, bem cuidados e medicados corretamente, se evitam as internações psiquiátricas. Por isso, existem os Caps”, explicou Ivete Conca.

Em Osvaldo Cruz, além do Caps, a cidade já conta com uma Residência Terapêutica que, atualmente, conta com oito internos. Inicialmente eram nove, mas um dos pacientes já está novamente com a família.

Prefeitura recupera prédio

Depois de inaugura na nova sede da creche Yaeko Sassaki, a Prefeitura de Osvaldo Cruz voltou esforços para adequação do antigo prédio para transformar e deixá-lo em condições para os trabalhos do Caps.

“Fizemos readequações, melhorias, pinturas e reaproveitamos esse prédio de forma que pudesse proporcionar um atendimento digno e adequado para essas pessoas que precisam do Caps”, destacou o prefeito de Osvaldo Cruz, Edmar Mazucato (PSDB).