Osvaldo Cruz, Terça, 22 de Janeiro de 2019

publicado em: 07/07/2015 às 17h19:

Prefeitura entrega reforma de ambulatório de Saúde Mental na segunda

Mais mudanças devem ocorrer no setor até o final do ano

73198a9c30dc531e4a5401844c49c4a0.JPG

O ambulatório de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Osvaldo Cruz voltou ao seu antigo local na avenida Magay n.161 no Jardim América e terá inauguração na próxima segunda-feira, 13, às 8 horas.

O local passou por reforma com recursos do município da ordem de R$ 100 mil do Ministério da Saúde e mais R$ 4 mil com recursos do município para adequação de salas, equipamentos de acessibilidade e outros itens.

Durante o período da reforma os pacientes passaram a ser atendidos no antigo prédio do posto de saúde da Vila São José, defronte ao cemitério municipal. Com a construção do novo posto do bairro, o prédio estava vago e foi ocupado temporariamente pelo ambulatório. Agora a Secretaria Municipal de Saúde pode ampliar o recurso que deverá ser utilizado também para assistir a população que precisa de serviços na mesma área.

Na região próxima ao cemitério há dois prédios da Prefeitura vagos, onde a ideia é implantar equipamentos voltados também a Saúde Mental.

Mudanças para o setor

O antigo posto da vila São José será transformado em Residência Terapêutica para o atendimento imediato de oito pacientes com doenças mentais e que são oriundos do IPT (Instituto de Psiquiatria de Tupã), que deverá ser desativado.

Já nas proximidades da Residência Terapêutica a Prefeitura deverá instalar onde hoje está a creche Yaeko Sasaki o Caps (Centro de Atenção Psicossocial), onde os internos da Residência Terapêutica e outros pacientes receberão também atendimento.

A creche Yaeko Sasaki deverá ser deslocada de seu atual endereço para uma nova creche escola que foi construída com recursos federais e está localizada na Vila São José, próxima ao Tiro de Guerra e deverá ser inaugurada ainda este ano.

As adequações do espaço onde será Residência Terapêutica estão previstas para o segundo semestre deste ano. O prédio da creche Yaeko Sasaki também deverá ser adaptado para receber o Caps assim que a nova creche escola for entregue também no segundo semestre de 2015.