Osvaldo Cruz, Segunda, 22 de Julho de 2019

publicado em: 06/12/2012 às 10h17:

Prefeitura inaugura CAPS da Venda Branca

Daniel Torres (MTb.: 51.540/SP) - Assessoria de Imprensa

b558946b830252f0b1187d0bd0690702.jpg

Osvaldo Cruz ganhou nesta segunda-feira, 10, o Centro de Apoio Psicossocial “Henrique Chicoli” (CAPS), instalado no prédio de uma escola desativada do bairro rural Venda Branca.

De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo do CAPS é oferecer atendimento à população com necessidades especiais na saúde mental, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

As obras tiveram início no ano passado em parceria com os governos Federal e do Estado. Os investimentos somam R$ 92 mil, sendo R$ 20 mil para reforma e R$ 10 mil para a compra de equipamentos de recursos estaduais, outros R$ 20 mil para custeio provenientes de recursos federais e mais R$ 42 mil de contrapartida da Prefeitura.

“O espaço do novo CAPS vai trabalhar a capacitação de pessoas com problemas psiquiátricos e dar a devida atenção à questão dos cuidados com a saúde mental no município. Isso significa valorização da pessoa humana”, apontou o prefeito Valter Luiz Martins.

Osvaldo Cruz é a primeira cidade paulista a ter um Centro de Apoio Psicossocial na zona rural e o espaço está localizado em uma área bastante arborizada ao lado de uma propriedade particular com lago e aves, o que, segundo o prefeito Valtinho, pode contribuir para o sucesso do tratamento das pessoas atendidas naquele local.

A solenidade de inauguração contou com a presença do assessor parlamentar Cléber Bragato, que na ocasião representou o deputado estadual Mauro Bragato (PSDB), do diretor do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Marília, Donaldo Cerci da Cunha, representando o secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, além de autoridades locais, familiares de Henrique Chicoli, moradores do bairro e familiares de usuários do espaço.

Crédito da foto: Daniel Torres