Osvaldo Cruz, Terça, 22 de Janeiro de 2019

publicado em: 08/09/2015 às 08h05:

Prefeitura inaugura PSF do Mira Ira

Moradores compareceram em bom número ao evento

f304d8f34fd18f5f9f7819eccfd3b07f.jpeg

A Prefeitura de Osvaldo Cruz inaugurou na sexta-feira, 5, a Unidade de Saúde "Fernando Gomes Palma", no Residencial Mira Ira. Esta é a sexta unidade do Programa de Saúde da Família em Osvaldo Cruz e a sétima equipe em atividade (duas funcionam no posto do Vale do Sol).

Na oportunidade o prefeito Edmar Mazucato ressaltou a importância da homenagem aos familiares de Fernando Gomes Palma, o conhecido Danadico, antigo morador naquela região da cidade. "Queremos aqui render nossas lembranças e reconhecimento ao Danadico na pessoa de Dona Ana, sua esposa e todos os seus filhos, netos e parentes. O nome fica registrado para esta região e para a cidade pela pessoa que ele foi e sempre presente na comunidade", destacou o prefeito Mazucato.

A secretária de Saúde, Ivete Alves Conca, ressaltou que com esta sétima equipe de PSF será possível atender com maior atenção aos moradores do Mira Ira e bairros próximos, como Orlando Bergamaschi, Jardim América, VIla Ana, Jardim Bela Vista e imediações. "Os moradores terão equipe com médico, enfermeira, auxiliares, dentista e agentes de saúde por oito horas diárias", completou a secretária. Quem comanda a equipe do PSF Mira Ira é o médico GilbertoTucler Rivera, que é cubano e integra o programa federal “Mais Médicos”.

Ampliação do programa

Mais três postos do PSF ainda estão em construção para serem oficialmente inaugurados. O PSF do Vale do Sol, que já atende a população próxima da unidade e o PSF da Vila Califórnia que está passando por reformas.

“No caso do posto do Vale do Sol está faltando apenas a parte de mobiliário. Em breve vamos fazer a inauguração. O outro é o da Vila Califórnia, que ainda está com a obra paralisada. Há também o posto do jardim Primavera, na região da Merenda Municipal, cuja construção está pronta e aguardamos apenas a contratação da equipe e compra de equipamentos e mobiliário”, explicou o prefeito Edmar Mazucato.

Com os PSF’s, o Centro de Saúde (próximo a Igreja Matriz) e a Santa Casa ficarão à disposição dos moradores somente para casos de encaminhamento especializado e situações de maior gravidades.“O Posto de Saúde e a Santa casa atenderão somente casos específicos ou de maior gravidade, sempre encaminhados pelos profissionais dos PSF’s ou em situação de urgência e emergência”, destacou Mazucato.

Além das unidades citadas, a Prefeitura de Osvaldo Cruz mantém postos do Programa de Saúde da Família nos bairros Álvaro Campoy, Paraíso, Vale do Sol, Vila São José e Santa Tereza.

No posto do Vale do Sol, devido ao tamanho da área de atendimento, há duas equipes de PSF em atendimento. Por isso no Mira Ira será a sétima equipe a trabalhar em bairros da cidade.