Osvaldo Cruz, Domingo, 16 de Junho de 2019

publicado em: 08/09/2010 às 19h16:

Rede Feminina compra novo aparelho de ultrassom

Com tecnologia mais avançada, novo equipamento deve substituir antigo e precisar diagnósticos

Daniel Torres (MTb.: 51.540/SP) - Assessoria de Imprensa

fcffecb395ba8966ffba24dafc1b7d0d.JPG

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Osvaldo Cruz adquiriu um novo aparelho de ultrassom, que deve dinamizar os exames e os encaminhamentos de pacientes para tratamento de câncer em hospitais especializados em Jaú.

A entrega oficial foi realizada nesta quarta-feira, 8, com a presença de representantes da diretoria da entidade, autoridades municipais representadas pelo prefeito Valter Luiz Martins, o vice Luiz Antônio Gumiero, os secretários de Saúde Luiz Sérgio Mazzoni, da Agricultura e Meio Ambiente José Monteiro Nabas, de Cultura, Esporte e Turismo Olavo Morales Garcia, o vereador Adilson Brás Ballardini (PPS), pacientes e imprensa.

O aparelho

Avaliado em R$ 63 mil, o novo equipamento foi comprado pela entidade com recursos conseguidos por meio de leilões promovidos por voluntários do município e das promoções (como os bingos, chás beneficentes, cafés coloniais) realizadas pela Rede Feminina durante o ano.

No local já há um aparelho de ultrassom (doado por outra entidade), mas que está com tecnologia ultrapassada e será substituído pelo novo, com tecnologia mais avançada e que permite diagnósticos mais precisos.

“Conseguimos fazer um leilão de gado com um voluntariado masculino e um café colonial, no ano passado, e com os valores arrecadados nesses eventos, conseguimos o recurso para comprar esse aparelho de ultrassonografia”, comentou Silene Davoli Nabas, presidente da entidade.

De acordo com Silene, a Rede Feminina é uma continuidade do Hospital Amaral Carvalho, de Jaú, e constantemente recebe pedidos do hospital para que os pacientes levem os exames já realizados e o novo aparelho de ultrassom agiliza o atendimento e atende às solicitações daquela unidade hospitalar, além de ampliar o número de vagas de atendimento não somente para Osvaldo Cruz, mas também para cidades da microrregião.

Rede Feminina

Atualmente a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Osvaldo Cruz atende a 801 pacientes e mantém um arquivo de prontuários de mais de 7 mil pessoas.

Os atendimentos são feitos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), sem a necessidade de passagem pelo Centro de Saúde e a entidade conta com a parceria da Prefeitura de Osvaldo Cruz, que cedeu a mão-de-obra para a construção das atuais instalações da Rede e repassa subvenção de aproximadamente R$ 15 mil mensais, sendo aproximadamente R$ 3 mil para a Rede e R$ 12 mil para pagamento de médicos, enfermeiras e atendentes do ambulatório.

“A Prefeitura de Osvaldo Cruz e a Rede Feminina fazem uma parceria que vem dando certo há muito tempo. Neste caso, a Rede comprou o equipamento e a Prefeitura paga os vencimentos do profissional que utiliza o equipamento. E para o ano que vem, a entidade pode contar com o que foi solicitado, ou seja, a Prefeitura vai ajudar a manter a Rede com R$ 17 mil mensais”, destacou o prefeito Valtinho.

Segundo dados repassados pela entidade, no local são fornecidos medicamentos, cestas básicas, leite e alimentos especiais aos pacientes.

A Rede Feminina é composta por 105 voluntárias e um grupo de 20 homens que, voluntariamente, realizam todos os anos um Leilão de Gado, cuja arrecadação líquida é dividida entre a unidade local e o Hospital Amaral Carvalho.

Três médicos estão disponíveis para atendimento na sede da entidade, na avenida José Siqueira, 28-A, sendo a Drª. Sueli Proto para atendimento a mulheres (ginecologia), o Dr. Frederico Fernandes para atendimento a homens (urologia) e o Dr. Fernando Jacinto para exames de ultrassonografia (radiologia).

Mais informações na sede da entidade ou pelo telefone (18) 3529-1700.