Osvaldo Cruz, Terça, 22 de Janeiro de 2019

publicado em: 14/07/2011 às 18h44:

Sala de tomografia da Santa Casa fica pronta até o fim do mês

Funcionamento do aparelho depende apenas da chegada de vidro especial revestido de chumbo

Daniel Torres (MTb.: 51.540/SP) - Assessoria de Imprensa - Colaborou: Pedro Afonso / Jornal Cidade Aberta

92d97945cecce111a219aabd1b553d98.jpg

A sala de tomografia da Santa Casa de Osvaldo Cruz está pronta e o tomógrafo já se encontra no local. Mas, para entrar em funcionamento, o hospital aguarda apenas a chegada de um vidro revestido de chumbo que deve proteger o operador de máquina da radiação do aparelho.

O vidro especial é confeccionado em São Paulo e deve chegar a Osvaldo Cruz até o fim deste mês. Segundo o secretário de saúde do município, Luiz Sérgio Mazzoni, assim que chegar, a peça será instalada e a sala de tomografia entrará em funcionamento imediatamente.

No ano passado a cidade foi agraciada com um tomógrafo que estava sendo usado em Araçatuba. “Eles (se referindo à mesa administrativa da Santa Casa de Araçatuba) estavam na audiência (com o secretário de Estado da Saúde) para receber um tomógrafo novo e nós solicitamos o aparelho que eles já tinham”, explicou na ocasião o prefeito Valter Luiz Martins.

Após a confirmação de que o tomógrafo viria para Osvaldo Cruz houve a necessidade de se adaptar um local para instalação do aparelho.

O tomógrafo já deveria estar em funcionamento, mas, o vidro revestido de chumbo se quebrou durante o transporte de São Paulo a Osvaldo Cruz e uma nova peça teve de ser encomendada.

CISAP

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Alta Paulista (CISAP) foi fundamental para outra grande conquista: o preço dos exames de tomografia será pela tabela SUS (Sistema Único de Saúde).

Para colocar em uso o tomógrafo, o SUS determina uma quantidade mínima de habitantes. Com o consórcio ampliado, 11 cidades que representam quase 120 mil pessoas poderão usufruir do aparelho em Osvaldo Cruz a preços mais baixos. “Para se fazer um exame de tomografia no particular o preço chega a R$ 500 e pela tabela SUS o valor é de R$ 150, aproximadamente”, justifica o prefeito Valtinho.