Osvaldo Cruz, Segunda, 1 de Setembro de 2014

publicado em: 25/01/2012 às 19h57:

Santa Casa inaugura laboratório de análises clínicas

Parceria entre o hospital e a iniciativa privada permite funcionamento do local 24 horas por dia

Daniel Torres (MTb.: 51.540/SP) - Assessoria de Imprensa

a26e3c10bef7e07e56876fa02a4dcf03.jpg

A Santa Casa de Misericórdia de Osvaldo Cruz inaugurou na tarde da segunda-feira, 23, o laboratório de análises clínicas anexo ao hospital.

O local deve atender a demanda de exames de emergência e de pacientes internados na Santa Casa por meio de convênios particulares e do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Nós tínhamos muitos exames de maior complexidade que precisavam ser enviados para São Paulo e outros lugares, às vezes o resultado demorava uns 15 dias para chegar e, agora, esses mesmos exames poderão ser feitos aqui e o resultado sai em até duas horas”, comentou o diretor administrativo da Santa Casa, Heber Carlos Martins.

A vantagem é que o laboratório disponibilizará profissionais 24 horas por dia, que atenderão as emergências do hospital. Ao público, estará aberto das 7h às 17 horas.

Para o funcionamento do laboratório, uma equipe já está em plena atividade, sendo orientada pelo bioquímico responsável Jader Mastellini Anselmi, especializado em análises clínicas pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.

“Estamos, atualmente, com uma estrutura para realizar 15 mil exames por mês, com capacidade a ser estendida para até 45 mil por mês, desde os de rotina a exames complexos (como hormonais, por exemplo)”, expôs o bioquímico, ao explicar que o laboratório atenderá também a pacientes que procurarem os serviços do local sem terem passado por atendimento na Santa Casa.

Uma outra novidade é que o resultado do exame laboratorial pode ser acompanhado online. “Nós temos um aparelho que publica o resultado do exame antes da impressão. O paciente recebe uma senha para que faça o acompanhamento pela internet. A vantagem de se ter um laboratório aqui no hospital com esse sistema é que, ao chegar ao Pronto-Socorro e se fazer um exame, o médico consegue acessar de dentro da sala dele o resultado desse exame”, completou Martins.

“Hoje nós demos um grande passo para a melhoria da qualidade do serviço aqui na Santa Casa. E nós temos, para este ano, grandes perspectivas, maravilhosos horizontes para a nossa Santa Casa e quem ganha com isso é a população”, comemorou o prefeito Valter Luiz Martins durante a inauguração do novo laboratório.