Osvaldo Cruz, Domingo, 18 de Agosto de 2019

publicado em: 31/05/2012 às 15h37:

Saúde distribui vacina antirrábica para proprietários imunizarem seus cães e gatos

Áreas urbana e rural foram percorridas e não houve reação alguma em qualquer animal

Giuliano Panvéchio (MTb.: 46.291/SP) - Assessoria de Imprensa

befe73a382c5d97b3e312ad2317bbbbb.jpg

Com o fim da campanha municipal de vacinação de cães e gatos em 2012, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), ligado à Secretaria Municipal de Saúde, informou que com o fim do funcionamento dos postos volantes, os proprietários de cães e gatos têm uma nova alternativa: a vacinação dos animais de estimação por conta própria.

Desde a semana passada o setor distribui doses da antirrábica na Sala de Vacinas do Centro de Pediatria da vila Califórnia.

De acordo com o veterinário Marcelo Morelli, toda a área urbana e a zona rural do município foram percorridas e não houve reação alguma em qualquer animal.

“Osvaldo Cruz foi a única cidade na região a receber do Estado doses da vacina porque tivemos registrado um caso de raiva em morcego no ano passado. Ao contrário da campanha anterior, felizmente, de toda população de cães e gatos imunizada este ano não ocorreu qualquer reação e a vacina é segura”, disse Morelli.

Entretanto, o veterinário afirmou que as reações registradas na campanha de 2009 podem ter levado alguns proprietários a procurarem clínicas particulares para vacinar seu animal de estimação ou a não vacinar o cão ou gato.

“Por isso estamos distribuindo as doses que sobraram para quem quiser vacinar seu animal por conta própria na Sala de Vacinas, que funciona anexa ao Centro de Pediatria Dr. Tavares, na rua João Caliman, 120, na vila Califórnia, entre os dias 28 de maio a 1º de junho”, observou o veterinário Marcelo Morelli.

Apenas animais acima de três meses de idade devem ser vacinados e quem for retirar a vacina deve levar um isopor com gelo.

Crédito da foto: Conasems.org