Osvaldo Cruz, Sábado, 19 de Janeiro de 2019

publicado em: 20/09/2010 às 16h47:

Saúde entrega mais 20 aparelhos no programa Ouvir Melhor

Com esta turma, são aproximadamente 400 aparelhos auditivos entregues em pouco mais de um ano

Daniel Torres (MTb.: 51.540/SP) - Assessoria de Imprensa

2072df26ce03b1f53c8e8069bb245bf0.jpg

Mais 20 pacientes receberam aparelhos auditivos pelo “Programa Ouvir Melhor”, da secretaria municipal de Saúde de Osvaldo Cruz em parceria com o Projeto SARA (Serviço de Atendimento e Reabilitação Auditiva) da Santa Casa de Misericórdia de Cafelândia, na última sexta-feira, 17.

Desde o início do segundo semestre de 2009, foram realizadas 851 triagens e, destas, 515 pacientes foram encaminhados para atendimento especializado em Cafelândia.

Contando com os aparelhos entregues na sexta-feira, somam-se 355 unidades que custam, em média, R$ 4 mil cada. Os aparelhos são pagos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), do Governo Federal, e entregues gratuitamente à população.

“Esse é um projeto que vimos que deu resultado. Os munícipes de Osvaldo Cruz vão a Cafelândia, recebem o aparelho, voltam a ouvir bem. Um paciente me disse voltou a escutar até os passarinhos cantarem pela manhã. Isso nos enche de orgulho, de satisfação por um serviço prestado por um programa que teve sucesso”, salientou o secretário municipal de Saúde Luiz Sérgio Mazzoni.

Ouça a entrevista do secretário:

Última etapa

Na última etapa, realizada nos dias 24 e 25 de maio, foram feitas 120 avaliações de ouvidos em pacientes que procuraram o Centro de Saúde do município. Esta é a última turma dos que foram avaliados no primeiro semestre do ano e encerram as entregas de aparelhos do mutirão de maio.

Os atendidos são encaminhados para Cafelândia onde recebem, além do aparelho de audição, treinamento para o uso e manuseio. O transporte e a alimentação dos pacientes também são gratuitos e oferecidos pela Prefeitura de Osvaldo Cruz.

Para a dona Clarice, uma paciente atendida pelo programa, o aparelho trouxe mais qualidade de vida porque “antes não ouvia direito e agora ouço tudo certinho. Ficou bem melhor”.

Emocionado, seu João chorou ao dizer que voltou a ouvir os carros que passavam pela rodovia durante a viagem. “O barulho é diferente. Eu escuto longe os carros passarem”.

Ouça o relato dos pacientes:

Novo cadastro

A secretaria municipal de Saúde começa a cadastrar nova turma para o próximo mutirão que ainda será marcado.

O paciente que possui algum problema auditivo deve procurar a assistência social do Centro de Saúda, na avenida Presidente Kennedy, 686, para ser avaliado e encaminhado, se necessário, para o Projeto SARA, em Cafelândia. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3528-2185.