Osvaldo Cruz, Quarta, 23 de Janeiro de 2019

publicado em: 18/01/2012 às 17h50:

Saúde fecha 2011 com números impressionantes de atendimentos em OC

50 mil exames laboratoriais foram realizados no Centro de Saúde

Giuliano Panvéchio (MTb.: 46.291/SP) - Assessoria de Imprensa

3cdc1792759d4cdbb0755536d3222dd9.jpg

A área da Saúde em Osvaldo Cruz tem números expressivos de fechamento do ano de 2011.

O secretário de Saúde, Luiz Sérgio Mazzoni, explicou que além da Prefeitura ter assumido a co-gestão da Santa Casa local, manteve e ampliou serviços em sua rede própria, como os casos de programas preventivos nas áreas de hipertensão e diabetes no Centro de Saúde e unidades do Programa de Saúde da Família (PSFs) em bairros (Orlando Bergamaschi e Mira Ira).

“Também prevenção à hanseníase e tuberculose, pesagem constante do Bolsa Família e Vivaleite, prevenção a AIDS e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), promoção e prevenção de agravos e doenças através de práticas corporais e atividades físicas para a terceira idade”, disse o secretário.

Houve ainda o projeto SARA para atendimento a mais de 600 pessoas que precisaram de aparelhos de audição e um crescimento considerável no número de cirurgias eletivas (aquelas que não têm urgência), principalmente nas áreas de otorrinolaringologia e vascular com 80 cirurgias no ano de 2011.

Em termos de especialidades no Centro de Saúde, como oftalmologia, dermatologia, cardiologia, ortopedia, vascular, endocrinologia, otorrinolaringologia e neurologia houve 24.639 consultas (entre janeiro e novembro de 2011).

“Ainda em 2011, em PSFs tivemos de janeiro a novembro um total de 21.930 consultas. Se computarmos ao número de consultas também em outras unidades de nossa rede, ele sobe para 52.609 de janeiro a novembro”, enfatizou Luiz Sérgio Mazzoni.

Outros números

A parceria com o Hospital da Beneficência Portuguesa, em São Paulo, para atendimentos de alta complexidade, a Secretaria Municipal de Saúde conseguiu 15 cirurgias e 30 procedimentos de cateterismo.

“Houve também procedimentos de fonoaudiologia e assistência social (esta última com 4 mil atendimentos). Em 2012 nosso setor de Fisioterapia passa a funcionar no novo Centro de Saúde. Em 2011 tivemos 2 mil pessoas atendidas, isso sem contar nos serviços em domicílio através do programa da Fisioterapia em Casa”, colocou Luiz Sérgio Mazzoni.

O secretário ainda informou que em 2011 houve 50 mil exames laboratoriais no Centro de Saúde e 28 mil pacientes foram transportados para outras cidades do estado para fins de atendimentos médicos ou exames.

“Outro setor que impressiona é o atendimento da farmácia com 320 pacientes por dia. Até novembro prestamos assistência a 6,4 mil pacientes por mês e 76,8 mil no ano”, completou Mazzoni.

Outros números importantes foram na área de odontologia. Só nos PSFs ocorreram 8.914 pacientes assistidos, fora os atendimentos nas escolas, onde há gabinetes odontológicos.

“Queremos aqui fazer uma referência importante ao trabalho de todos os funcionários do setor de Saúde, que tanto se dedicam à assistência à população em geral. E temos melhorado bastante”, completou Luiz Sérgio Mazzoni.