Osvaldo Cruz, Terça, 17 de Setembro de 2019

publicado em: 09/11/2018 às 11h32:

Saúde realiza campanha de combate à tuberculose até o dia 19 de novembro

12ee696e66be9b3e05d2fe85aa8b6140.jpg

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou no dia 5 de novembro uma campanha de combate à tuberculose. A campanha segue até o dia 19 de novembro. De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Camila Rodrigues da Silva, a tuberculose é uma doença infecto-contagiosa, transmissível de pessoa para pessoa e causada por uma bactéria, acometendo principalmente os pulmões.

A doença é transmitida pelo ar, através de gotículas que uma pessoa expele e a outra tem contato. Assim, convivências em locais fechados com portadores da tuberculose podem determinar o contágio. Além disso, Camila destaca que a forma mais comum de transmissão ocorre em escolas, ambientes profissionais e em casa.

"O tratamento é fornecido pelo SUS e nas unidades de atenção básica. A partir de 15 dias de tratamento o paciente não transmite mais o bacilo, desde que tome corretamente os medicamentos", disse a enfermeira.