Osvaldo Cruz, Terça, 22 de Janeiro de 2019

publicado em: 09/08/2011 às 11h48:

Saúde realiza no sábado segunda etapa da vacina contra pólio

Crianças menores de cinco anos devem ser imunizadas contra a doença

Giuliano Panvéchio (MTb.: 46.291/SP) - Assessoria de Imprensa

cfb7110bc53010ea5d4a20905414ceca.jpg

No sábado, 13 de agosto, todas as crianças menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias) devem tomar as duas gotinhas para prevenir a paralisia infantil (poliomielite). Nesta data, os pais ou responsáveis devem levar as crianças novamente aos postos de vacinação, para que elas recebam mais duas gotinhas da vacina, na segunda etapa da campanha contra a doença.

Quem tomou a primeira dose em junho deve receber a dose de reforço e mesmo aqueles que não foram vacinados devem ganhar as duas gotinhas da vacina Sabin agora.

De acordo com a enfermeira Francielli Facco de Carvalho, responsável pela coordenação da campanha, os postos e horários da campanha estão definidos:

·         das 8h às 17h: Centro de Pediatria e Vacinação da Vila Califórnia, Centro de Saúde e postos nos bairros Paraíso, Álvaro Campoy, Vila São José, Santa Helena e Jardim América.

·         das 8h às 10h: Centro Comunitário do Conjunto Orlando Bergamaschi;

·         das 10h às 11h30: no CATOC (bairro Canguçu);

·         das 13h às 14h: bairro Coqueiros;

·         das 14h às 15h: Lagoa Azul;

·         das 15h às 16h30: Venda Branca.

Em cada etapa, a meta é vacinar 95% do público-alvo, que é de cerca de 2,5 mil crianças de zero a menores de cinco anos. Mesmo crianças em trânsito ou mesmo sem a carteira de vacinação em mãos podem ser levadas à campanha. Mas é importante levar a carteira de vacinação das crianças, para atualização das doses aplicadas.

A pólio é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.