Osvaldo Cruz, Quarta, 12 de Dezembro de 2018

publicado em: 02/03/2018 às 15h12:

Secretaria de Saúde alerta para o exame de prevenção e tratamento da Tuberculose

Consultas podem ser realizadas de segunda à sexta, das 7h às 17h em todos os PSF's

b64b827c2bb12725280ec02cbccd37da.jpg

Março é o mês de conscientização e prevenção da Tuberculose, uma doença que afeta muitas pessoas. Só em 2016, no Brasil, foram 66.796 casos descobertos para tratamento e 12.809 casos de retratamento.

De acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde, em 2015, os casos de tuberculose superou a Aids, como doença infecciosa com mais vítimas que vieram a óbito.

A Secretaria Municipal de Saúde destaca que uma campanha está sendo realizada para a prevenção e tratamento da doença. Com inicio no dia 26 de fevereiro e término previsto para o dia 23 de março, a campanha tem o objetivo de intensificar a prevenção e descobrir casos precocemente para dar início ao tratamento.

Pessoas que tiverem sintomas como tosse intensiva por mais de três semanas, febre vespertina (febre somente no fim da tarde), sudorese durante a noite, cansaço e falta de apetite. Porém, a enfermeira responsável da Vigilância Epidemiológica do município, Camila Rodrigues, ressalta que não precisa procurar assistência médica somente se possuir todos os sintomas.

“É importante que a pessoa entenda que qualquer um desses sintomas, às vezes ela só tem a tosse e não se preocupa, às vezes ela está emagrecendo, então precisa ser examinada e orientada”, disse Camila.

A realização do exame é simples, realizado através do escarro, de acordo com a enfermeira. As pessoas podem ir até qualquer PSF, de segunda a sexta, das 7h às 17h para ser examinado e, se diagnosticada, terá a orientação para realizar o tratamento gratuito.

“A tuberculose é uma doença infeciosa e transmissível através de uma microbactéria e pode ser transmitida através da vi respiratória, como espirro, fala, e que pode afetar outros órgãos além do pulmão, como ossos, rins, sistema cerebral e trazer grande complicações podendo levar paciente a óbito”, finalizou a enfermeira Camila Rodrigues.