Osvaldo Cruz, Terça, 20 de Novembro de 2018

publicado em: 07/11/2018 às 09h46:

Secretaria de Saúde de Osvaldo Cruz define cronograma do Novembro Azul

As unidades de saúde, estão abertas para agendamentos

b29402dd89ff87f03ec0f85ae7f630dd.jpg

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta terça-feira, 6, o cronograma de exames que ser]ao realizados durante todo o mês de novembro visando a prevenção do câncer de próstata. O objetivo é, além da prevenção ao câncer, prevenir outras doenças que atingem os homens.

As unidades de saúde, estão abertas para agendamentos de exames de sangue para homens de 45 a 70 anos que não estejam em tratamento com urologista ou que não tenham realizado esse procedimento diagnóstico nos últimos 12 meses.

Diante do mês de conscientização e prevenção, a Saúde definiu o seguinte cronograma:

• Dia 09/11 (sexta-feira) - PSFs Vale do Sol 1 e Vale do Sol 2 às 13 horas;

• Dia 20/11(terça-feira) - PSF Primavera às 13 horas;

• Dia 23/11 (sexta-feira) - PSFs Álvaro Campoy e São José às 13 horas;

• Dia 24/11 (sábado) - Centro de Saúde - das 8h às 11hs;

• Dia 30/11 (sexta-feira) - PSFs Paraíso e Mira Ira às 13 horas;

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, aqueles pacientes que obterem resultados alterados na realização dos exames, serão encaminhados para consultas com o médico urologista.

O Câncer de Próstata

O PSA (Antígeno Prostático Específico) é uma substância produzida pelas células da glândula prostática, encontrado principalmente no sêmen, mas também no sangue. A maioria dos homens saudáveis têm níveis menores de 4 ng/ml de sangue.

A chance de um homem desenvolver câncer de próstata aumenta proporcionalmente com o aumento do nível do PSA na corrente sanguínea.