Osvaldo Cruz, Segunda, 22 de Julho de 2019

publicado em: 03/03/2015 às 10h17:

Serviço de Inspeção Municipal pede cuidados com criadouros do mosquito da Dengue

Técnico do SIM revela que diversas casas possuem recipientes com larvas do Aedes Aegypti

Após a confirmação dos três primeiros casos importados de Dengue em Osvaldo Cruz (leia mais aqui), o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) pede maiores cuidados com relação a locais que podem servir de criadouro do Aedes Aegypti.

De acordo com Adalton Stocco, técnico do SIM, em diversas visitas foram constatados recipientes com larvas do mosquito transmissor da Dengue.

“Estamos fazendo atividades para baixar a quantidade dos criadouros que podem reproduzir o mosquito. No entanto, o que temos encontrado durante as visitas são os mesmos recipientes dos anos anteriores, como os bebedouros de animais, vasinhos com plantas e até mesmo encerados, que muitas vezes estão jogados no quintal”, explicou Stocco.

Casos mascarados

Outra preocupação do SIM se dá por conta de supostos casos mascarados. O que tem acontecido com frequência é que muitas pessoas procuram a rede particular de saúde e não notificam o serviço público.

“Se algum paciente que os sintomas da dengue, faz o exame na rede particular e não procura a rede municipal para notificar, nós ficamos sem saber onde é o endereço dessa pessoa e dessa forma não conseguimos realizar os trabalhos de combate. A gente trabalha em cima de dados. Por isso é necessário procurar a rede pública para registrar os sintomas e fazer exame específico”, lembrou Stocco.

Cidades com risco

Outra preocupação é o fluxo de pessoas de Osvaldo Cruz que passam, constantemente, por cidades como Marília, Dracena e Tupã e que com diversos casos de Dengue registrados.

“O fluxo de pessoas, de uma cidade para outra na nossa região, é muito grande e, por isso nossa preocupação a é baixar o número de mosquitos que transmite a doença em Osvaldo Cruz”, finalizou Stocco.