Osvaldo Cruz, Sábado, 19 de Janeiro de 2019

publicado em: 20/04/2010 às 11h10:

Vacinação contra gripe A (H1N1) tem boa aceitação

Centro de Saúde e PSFs seguem com a imunização das faixas etárias segundo a campanha

Daniel Torres (MTb. 51.540/SP) - Assessoria de Imprensa

A campanha nacional de imunização contra a gripe A (H1N1), conhecida popularmente como “gripe suína” tem sido satisfatória em Osvaldo Cruz. Nem mesmo o temor de possível reação à vacina tem afastado o público-alvo de cada etapa.

A enfermeira responsável pela Sala de Vacina do Centro de Saúde, Francielli Facco, explica que as reações raramente são constatadas e quando ocorrem, são amenas e passageiras. “Na verdade, depende do organismo e do estado imunológico de cada pessoa. O paciente pode ficar com o braço dolorido, por causa da injeção, ter um pouco de febre, mal-estar, mas é normal”, afirma.

Esta etapa da campanha, que vai até sexta-feira, 23, visa imunizar jovens de 20 a 29 anos que, em Osvaldo Cruz, somam aproximadamente 5 mil pessoas. A vacinação pode ser feita no Centro de Saúde ou nos Programas de Saúde da Família (PSF) das 7h às 17h. É necessário apresentar a carteira de vacinação e/ou um documento com foto.

Crianças de seis meses a um ano e 11 meses, gestantes e trabalhadores do setor da Saúde que ainda não foram imunizadas no seu período da campanha também podem tomar a vacina.

Gripe sazonal

E sábado, 24, é o “Dia D” da vacinação contra a gripe sazonal (Influenza) em pessoas acima de 60 anos.

Idosos acamados também podem ser imunizados contra a gripe comum. “Para isso, os familiares podem deixar o nome do paciente no Centro de Saúde ou no PSF mais próximo de sua casa, porque estaremos com uma equipe para vacinar os acamados no sábado”, adianta Francielli.

As pessoas que se enquadrarem no público-alvo da campanha contra a gripe A (H1N1), como doentes crônicos, por exemplo, também poderão receber dose dessa vacina.

A vacinação contra a gripe sazonal neste sábado acontece das 8h às 17h no Centro de Saúde, Santa Casa, PSF Paraíso, PSF São José, PSF Vale do Sol, PACS Jardim América, PACS Santa Helena e PACS Álvaro Campoy.