Osvaldo Cruz, Terça, 22 de Janeiro de 2019

publicado em: 22/06/2011 às 19h53:

Vacinação contra pólio e sarampo seguem até 1º de julho

Balanço da Saúde mostra que imunização atingiu 90% do esperado no município. Meta é de 95%

Daniel Torres (MTb.: 51.540/SP) - Assessoria de Imprensa

b50256748c5d724eba482599e65c5f6b.jpg

A secretaria municipal de Saúde divulgou o balanço da primeira etapa da campanha de vacinação contra a paralisia infantil (poliomielite), realizada no sábado, 18 e que, neste ano, incluiu a imunização de crianças contra o sarampo com o objetivo de proteger a população infantil contra as duas doenças antes do período de férias.

Entre 18 de junho e 1º de julho devem ser levadas às salas de vacinação todos com até seis anos de idade.

“A vacina tríplice viral é a medida de prevenção mais eficaz contra o sarampo, protegendo também contra a rubéola e a caxumba. É importante que os responsáveis levem as crianças para se protegerem. A imunização contra a paralisia infantil também é fundamental para que o vírus causador da doença não volte a circular no estado”, afirma Francielli Facco de Carvalho, enfermeira responsável pela sala de vacinas da secretaria Municipal de Saúde, instalada no Centro de Pediatria “Dr. Tavares”.

Em Osvaldo Cruz, 1.116 crianças com idades de zero a quatro anos, que correspondem a 90% de cobertura da população nesta faixa etária, foram vacinadas contra a pólio. A meta é atingir 95%.

“A campanha de seguimento, em que é aplicada a vacina de tríplice viral (caxumba, sarampo e rubéola), foi adiantada este ano por conta das epidemias que estão ocorrendo no país”, explicou a enfermeira responsável pelo departamento de Vigilância Epidemiológica, Tânia Matsura, ao informar que até esta terça-feira, 21, haviam sido vacinadas contra essas doenças 1.530 crianças de um a seis anos de idade, que correspondem a 81% do esperado. A meta é imunizar 95% das crianças desta idade no município.

Locais de Vacinação

A previsão é que a vacinação siga até 1º de julho, com prorrogação em caso de não atingir a meta.

Quem ainda não se vacinou pode receber a imunização na sala de vacinas do Centro de Pediatria (antigo posto da Vila Califórnia) e nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSFs) da vila São Jorge (conhecida como vila São José), do Vale do Sol e do Jardim Paraíso.