Osvaldo Cruz, Terça, 22 de Janeiro de 2019

publicado em: 27/05/2014 às 17h18:

Vigilância Epidemiológica alerta para risco de sarampo

Vacina que combate a doença está disponível na cidade

Assessoria de Imprensa_colaborou Pedro Afonso_Portal Ocnet

d206a606075b9d425311236ef4b1e6b0.jpg

A Vigilância Epidemiológica de Osvaldo Cruz alerta para o risco de sarampo na cidade. De acordo com a enfermeira responsável, Tânia Matsura, a meta é imunizar o maior número de pessoas possíveis.

Os casos estão sendo “importados” de outras cidades, como São Paulo, por exemplo.

Para combater uma possível epidemia da doença está disponível na rede municipal de saúde a chamada Tríplice Viral que protege, além do Sarampo contra a rubéola e caxumba.

Uma das grandes preocupações é com relação à Copa do Mundo. Tânia Matsura lembra que como existem pessoas de Osvaldo Cruz que devem assistir aos jogos nos estádios do Mundial, o risco de alguém importar a doença, principalmente o Sarampo, aumenta.

“Você só consegue evitar essa situação com a vacina e o sarampo é uma doença que é controlada através da Tríplice Viral”, destacou Tânia.

Chamado

O alerta é geral. Tânia Matsura pede para que as pessoas verifiquem as carteiras de vacinação. Além disso, as crianças até um ano de idade devem ter uma dose da vacina. Com um ano e três meses deverá receber outra dose.

Dos 7 aos 19 anos, a recomendação é que a pessoa tenha pelo menos duas doses da Tríplice Viral.

Já para pessoas nascidas a partir de 1960, a recomendação é de uma dose aplicada.

Em Osvaldo Cruz, a vacina de está disponível nos PSFs Vale do Sol, Paraíso e São José, além do Centro de Pediatria Dr. Tavares.