Osvaldo Cruz, Segunda, 17 de Junho de 2019

publicado em: 22/12/2010 às 16h51:

Alimente-se Bem certifica mais de 280 alunos

Entrega dos certificados foi realizada nesta segunda-feira, 20, em solenidade no Ginásio de Esportes

Daniel Torres (MTb.: 51.540/SP) - Assessoria de Imprensa - Colaborou: SESI/SP

e703b3fe6b79058fd0d542471fcb1ad5.JPG

O departamento de Promoção Social da Prefeitura de Osvaldo Cruz, em parceria com a secretaria municipal de Educação e o Serviço Social da Indústria (SESI) entregou nesta segunda-feira, 20, certificados de conclusão de curso do programa “Alimente-se Bem” a mais de 280 alunos.

A solenidade de entrega foi realizada no Ginásio de Esportes “João Torro Ovídeo” com a presença de centenas de pessoas.

Além do certificado, cada aluno recebeu ainda um livro de receitas do curso, que dá dicas de reaproveitamento de alimentos.

“Em se tratando de um curso em que você aprende a reaproveitar todo e qualquer tipo de alimento, sempre tem novidade. O pessoal do SESI é muito competente e testam todas as receitas. Quando eles chegam ao município para ministrar um curso como este, pode-se ter certeza de que são receitas diferentes, atualizadas e que trazem muitos benefícios para aquelas pessoas que fizeram o curso”, disse a representante do departamento de Promoção Social, Vera Lúcia Furini Benito.

Para os alunos, o curso traz ideias novas de economia e saúde para dentro de casa. “Amei o curso. Aproveito todas as receitas porque as partes dos alimentos que a gente costuma jogar fora, como talos, podem ser usados. Cascas de melancia, de abacaxi, a gente reaproveita tudo. É muito gostoso”, disse a dona-de-casa Ivete Tessaro Batista, aluna da turma 3.

Quarta edição

Esta foi a 4ª edição do programa Alimente-se Bem na cidade. O caminhão do programa, com a “cozinha didática”, esteve instalado no pátio da secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, na antiga estação ferroviária. Em Osvaldo Cruz o programa foi coordenado pela vice-primeira-dama do município, Sônia Gumiero.

Foram 360 vagas disponíveis, divididas em 12 turmas nos períodos matutino, vespertino e noturno, para pessoas interessadas em aprender receitas que aliam criatividade, economia e o fim do desperdício de parte dos alimentos consumidos pelas famílias.

Cada turma teve quatro aulas com duração de duas horas e meia, ministradas pelas nutricionistas Lilian Troiani Ruiz e Marina Tadei e as auxiliares de cozinha Renata Marques Carvalho e Diná Cordeiro de Oliveira, todas do SESI de Presidente Prudente. Em Osvaldo Cruz, as aulas tiveram início em 30 de novembro e se estenderam até o dia 18 de dezembro.

O que é o Alimente-se Bem

É um programa educativo idealizado em 1999 pelo SESI, que oferece cursos, com aulas teóricas e práticas de culinária, com a proposta de ensinar os trabalhadores e suas famílias a preparar diversas receitas utilizando totalmente os alimentos, inclusive cascas, talos e folhas de frutas, legumes e verduras, evitando o desperdício e, consequentemente, reduzindo as despesas com alimentação.

Esse curso é gratuito e tem duração de dez horas, divididas em quatro aulas de duas horas e meia cada, onde os alunos aprendem a preparar 12 receitas do programa, recebem noções sobre os alimentos e suas funções, planejamento de compras, reconhecimento dos alimentos e cuidados no armazenamento, higiene e aproveitamento integral dos alimentos e sobras.