Osvaldo Cruz, Terça, 23 de Julho de 2019

publicado em: 30/10/2013 às 21h59:

Batizado de Capoeira reúne mais de 200 atletas da região

Projeto sócioeducativo foi patrocinado pelo CREAS de Osvaldo Cruz

Assessoria de Imprensa_Giuliano Panvéchio

619c2eff4381349666057921e6737e12.jpg

O Centro de Referência Especializado em Assistência Social de Osvaldo Cruz (CREAS) realizou no sábado passado, 26, o término do Projeto Capoeira 2013.

Para encerrar os trabalhos foi organizado um Batizado no ginásio de esportes João Torro Ovídeo com a presença de vários grupos de capoeira da região e que reuniu mais de 200 adeptos da modalidade de várias cidades da região.

O professor Nilson, que foi o monitor do projeto no CREAS trouxe a Osvaldo Cruz o Mestre Pequeno do Grupo Mar de Itapoã, sediado em São Paulo.

O trabalho foi realizado desde novembro do ano passado. Nilson mantém há vários anos o grupo Roda Viva de Capoeira em Osvaldo Cruz.

Durante o evento alguns alunos foram condecorados com a primeira graduação e outros subiram em suas respectivas graduações.

O evento teve um caráter sócioeducativo. “Não se trata só de uma arte, mas de um trabalho que envolve disciplina, educação, solidariedade e espírito de cidadania”, destacou a assistente social do Creas, Maria Aurora Cavalcante Uranga.

Ação faz parte de medida para integração social

A parceria com o grupo de capoeira Roda Viva faz parte das ações do Centro de Referência Especializado da Assistência Social - CREAS.

A unidade está instalada na rua FEB, 25, esquina com a rua Salgado Filho e se presta a serviços de proteção social para atendimento de famílias e pessoas em situação de risco pessoal e social.

"O CREAS oferece atendimento, personalizado e continuado com intervenções especializadas e acontece desde a escuta, feita por profissionais, até os encaminhamentos para a rede de proteção social e ao sistema de garantia de direitos", explicou a diretora e gestora de Promoção Social, Vera Lúcia Furini Benito.

Objetivos do CREAS

Nos CREAS são atendidos crianças, adolescentes e famílias vítimas de violência doméstica, que ocorrem quando há situações de abuso e exploração sexual, violência física, psicológica ou negligência, afastamento do convívio familiar por medida socioeducativa ou de proteção, discriminação e outras situações.

Também são atendidos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, mulheres e idosas, vítimas de violência doméstica, pessoas abrigadas, usuários de entorpecentes, entre outros casos onde há violação de direitos de média e alta complexidade.

Entre seus objetivos estão o fortalecimento da função da família protetora de seus membros, a inclusão das vítimas na rede de proteção social e nos serviços públicos, o rompimento do ciclo de violação de direitos no núcleo familiar e a oferta de condições para reparar os danos causados.

O CREAS de Osvaldo Cruz atende de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h, na rua FEB, 25. Mais informações pelo telefone (18) 3529-2127.