Osvaldo Cruz, Segunda, 24 de Junho de 2019

publicado em: 01/06/2011 às 17h19:

Bom Dia Trabalhador completa dois anos no Vale do Sol

Programa serve café da manhã para cerca de 300 trabalhadores rurais e da indústria diariamente

Daniel Torres (MTb.: 51.540/SP) - Assessoria de Imprensa

0ba7b5db35c6ab19452b9a232cc94265.JPG

Para dar conta do trabalho pesado do corte de cana ou do serviço braçal das indústrias da cidade, o trabalhador precisa estar bem alimentado, servido do combustível ideal para as atividades do dia-a-dia.

Pensando nisso, a Prefeitura de Osvaldo Cruz desenvolveu o programa “Bom Dia Trabalhador”, que oferece um café da manhã reforçado para trabalhadores rurais de industriais antes da jornada diária de trabalho.

A unidade do Vale do Sol, instalada ao lado do Parque do Sol, a primeira a ser inaugurada no município, completa dois anos de funcionamento esta semana e atualmente atende a cerca de 300 pessoas que trabalham nas usinas que operam a oeste de Osvaldo Cruz e também a funcionários da Linoforte e Granol.

No local é servido café, chá, leite, pão com manteiga ou sanduíche e frutas (geralmente banana ou maçã). Os trabalhadores começam a chegar pouco depois das 4h30 e a refeição é oferecida até 6h30. Além de comer à vontade, cada pessoa ainda tem direito a levar até três pães e frutas consigo, caso precise comer antes ou depois do almoço.

Para comemorar o segundo ano de funcionamento, um bolo será oferecido junto com o café da manhã nesta quinta-feira, 2.

Antes de seguir para as usinas, os ônibus rurais colhem os trabalhadores nos pontos e os levam até ao refeitório do “Bom Dia Trabalhador” e, então, seguem para a zona rural.

“A gente acorda cedo, às vezes perde a hora e não dá pra comer em casa, mas tendo aqui, a gente já vai pro serviço alimentado”, comemora Gilson Aparecido dos Santos, cortador de cana.

Para o prefeito Valter Luiz Martins, o projeto valoriza o cidadão e dá condições para o trabalho. “São em torno de 7 mil cafés da manhã por mês. Se multiplicarmos por 12 meses, teremos aproximadamente 85 mil cafés servidos no programa, que atende de segunda a sexta-feira. Quero manifestar a minha satisfação em poder cumprir com esse compromisso e queremos ampliar ainda mais o programa”, completa.

Outra unidade do “Bom Dia Trabalhador” funciona no conjunto habitacional Orlando Bergamaschi e atende a trabalhadores da Usina Califórnia e a alguns funcionários da Capezio do Brasil.

O Serviço de Obras Sociais (SOS) faz um cadastro das pessoas atendidas pelo programa. De acordo com a diretora do SOS, Vera Morena, os trabalhadores que quiserem ser incluídos no benefício devem procurar o órgão e se cadastrar. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (18) 3528-1090.