Osvaldo Cruz, Segunda, 17 de Junho de 2019

publicado em: 27/09/2010 às 14h52:

“Bom Dia Trabalhador” completa um ano no Bergamaschi

Programa serve café da manhã para cerca de 350 trabalhadores rurais e da indústria diariamente

Daniel Torres (MTb.: 51.540/SP) - Assessoria de Imprensa

2aee48f91aff1d708f1d722fb347ec41.jpg

Para dar conta do trabalho pesado do corte de cana ou do serviço braçal das indústrias da cidade, o trabalhador precisa estar bem alimentado, servido do combustível ideal para as atividades do dia-a-dia.

Pensando nisso, a Prefeitura de Osvaldo Cruz desenvolveu o programa “Bom Dia Trabalhador”, que oferece um café da manhã reforçado para trabalhadores rurais e industriais antes da jornada diária de trabalho.

A unidade do conjunto habitacional Orlando Bergamaschi, a segunda a ser inaugurada no município (depois da unidade do Vale do Sol), completou um ano de funcionamento nesta terça-feira, 28, e atualmente atende a cerca de 350 pessoas entre trabalhadores da Usina Califórnia e alguns funcionários da Capézio do Brasil.

No local são servidos café, chá, leite, pão com manteiga ou sanduíche e frutas (geralmente banana ou maçã). Os trabalhadores começam a chegar pouco depois das 4h30 e a refeição é oferecida até 6h30. Além de comer à vontade, cada pessoa ainda tem direito a levar até três pães e frutas consigo, caso precise comer antes ou depois do almoço.

Antes de seguir para as usinas, os ônibus rurais colhem os trabalhadores nos pontos e os levam até ao refeitório do “Bom Dia Trabalhador” e, então, seguem para a zona rural.

Para o prefeito Valter Luiz Martins, o projeto valoriza o cidadão e dá condições para o trabalho. “São em torno de 7 mil cafés da manhã por mês. Se multiplicarmos por 12 meses, teremos aproximadamente 85 mil cafés servidos no programa, que atende de segunda a sexta-feira. Quero manifestar a minha satisfação em poder cumprir com esse compromisso e queremos ampliar ainda mais o programa”, completa.

O Serviço de Obras Sociais (SOS) faz um cadastro das pessoas atendidas pelo programa. De acordo com a diretora do SOS, Vera Morena, os trabalhadores que quiserem ser incluídos no benefício devem procurar o órgão e se cadastrar. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3528-1090.