Osvaldo Cruz, Segunda, 17 de Junho de 2019

publicado em: 03/06/2011 às 18h13:

Conselho Estadual de Portadores de Deficiência promove encontro em OC

Encontro discutiu inclusão social nas cidades da região

Giuliano Panvéchio (MTb.: 46.291/SP) - Assessoria de Imprensa

ef7cb01345c1f3cde56cbccb03b5c3fc.jpg

Osvaldo cruz recebeu nesta terça-feira, 31, no Lions Clube um encontro regional promovido pelo Conselho Estadual de Pessoas Portadoras de Deficiência.

De acordo com o vice-presidente do Núcleo Regional-8 do Conselho (que envolve 144 cidades do oeste de São Paulo), Cláudio Silva, o objetivo do encontro foi despertar nas lideranças locais a importância da implantação dos conselhos municipais dos portadores de necessidades especiais.

“A maioria dos municípios ainda não implantou seus conselhos, que são órgãos responsáveis em promover apoio aos portadores de necessidades no que se refere a acessibilidade. Acessibilidade não é só construir rampas para cadeirantes, para promover uma verdadeira inclusão social dos deficientes e promovendo conscientização das populações”, afirmou ao mencionar que o termo acessibilidade passa ainda por ações em áreas como cultura e educação.

Silva traz a experiência de ser o presidente do conselho municipal de Tupã, onde foram conquistadas rampas para acesso no comércio ou mesmo em vias públicas, acesso a artistas que frequentemente fazem shows na cidade. “Aqui em Osvaldo Cruz percebemos que o prefeito tem feito a sua parte, mas tem cidades por aí onde o deficiente sofre para sair de casa e se locomover ou mesmo estar presente em eventos ou ações sociais”, enfatizou.

Conselheiro estadual presente

O conselheiro estadual, João Massambani, é presidente da Associação de Deficientes Físicos de Dois Córregos, destacou que a preocupação das autoridades de Osvaldo Cruz com os portadores de necessidades é visível.

“Andei pelo centro da cidade, sou cadeirante e vi que os locais são planos, limpos e com rampas de acesso. Na minha cidade não consigo fazer isso. Me emocionei também com a apresentação dos alunos da Apae, que trouxeram uma coreografia com participação de um cadeirante; coisa que eu só vi uma vez no Rio de Janeiro”, afirmou ao mencionar que o núcleo do Conselho Estadual de Pessoas Portadoras de Deficiência (NR-8) voltará a se reunir em julho na cidade de Tupã.