Osvaldo Cruz, Domingo, 18 de Agosto de 2019

publicado em: 26/06/2019 às 09h33:

Cras "Aurelindo de Freitas Barbosa" realiza ações de luta pelos direitos humanos de crianças e adolescentes em Osvaldo Cruz

1819c604890b0ae9bb8658d3a3e31199.jpeg

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) "Aurelindo de Freitas Barbosa"em Osvaldo Cruz realizou durante o mês de maio várias ações para divulgação da campanha "18 de maio", que demarca a luta pelos direitos humanos de crianças e adolescentes.

Foram feitas oficinas socioeducativas nas áreas de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Serviço de Proteção Integral à Familia (PAIF).

Pelo SCFV as famílias recebem um serviço através de encontros em grupos para prevenir situações de risco social, ampliando a troca de culturas e vivências e fortalecendo vínculos familiares e comunitários.

Já o PAIF fortalece a função protetiva das famílias, previne a ruptura de vínculos e promove o acesso aos direitos de cidadão.

Durante o mês de maio foram promovidas rodas de conversas, atividades reflexivas e atividades manuais, como por exemplo o artesanato.

O que é o 18 de maio?

A Semana de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi criada em alusão ao dia 18 de maio, que foi instituído pela Lei Federal nº9970, de 17 de maio de 2000, como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi escolhida para lembrar um crime bárbaro que chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”, ocorrido em 1973, em Vitória-ES. Naquele ano, a menina Araceli Cabrera Crespo, de oito anos, foi espancada, violentada e assassinada, e após 45 anos o crime ainda continua impune.

Denúncia

Toda denúncia é anônima. Colabore e denuncie casos de exploração de menores por meio dos seguintes canais de denúncia: Disque 100