Osvaldo Cruz, Sábado, 24 de Agosto de 2019

publicado em: 20/04/2016 às 16h34:

Entidades recebem quase R$ 21 mil em doações do imposto de renda

Repasses ocorreu nesta segunda-feira em Osvaldo Cruz

3e48e48dd95965f953b4b9c3b2e897a0.jpg

A campanha anual de doações de parte do imposto de renda em prol do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Osvaldo Cruz repassou R$ 20,5 mil a entidades locais. A entrega dos cheques ocorreu nesta segunda-feira, 18, no auditório da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio. A campanha é promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Autoridades e representantes de autoridades participaram dos repasses. Durante o encontro, a comissão responsável pela campanha informou que o total de arrecadação chegou a R$ 29,3 mil e que 30% deste total fica para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Ao toto oito entidades receberam doações. Cada doador indicou para qual entidade deveria ser feito o repasse.

Como funciona

Podem ser feitas doações em dinheiro ou bens. Mas, para ter efeito no IR 2016, elas devem ser feitas até o dia 30 de dezembro (último dia útil do ano) deste ano. É preciso que o dinheiro caia na conta do fundo até esse dia. Então, pode ser necessário fazer o depósito antes. No Paraná, por exemplo, o limite é 28.

Funciona assim: se a pessoa deve pagar R$ 1.000 aos cofres públicos de IR, ela pode escolher pagar R$ 920 ao governo e destinar os outros R$ 80 para ajudar instituições.

É preciso respeitar o limite de 1% para os programas voltados à pessoa com câncer, 1% para os programas destinados a auxiliar pessoas com deficiência e 6% para os demais programas.