Osvaldo Cruz, Terça, 23 de Julho de 2019

publicado em: 17/06/2011 às 15h48:

Osvaldo Cruz inaugura unidade do CREAS

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social está localizado na rua FEB, 25

Giuliano Panvéchio (MTb.: 46.291/SP) - Assessoria de Imprensa

48bc26a171b94d18b2e8e577bd5ffcc3.jpg

Osvaldo Cruz ganhou nesta segunda-feira, 13, seu Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS). A inauguração contou com a presença de autoridades locais e da região na área de assistência social.

A unidade está instalada na rua FEB, 25, esquina com a rua Salgado Filho e se presta a serviços de proteção social para atendimento de famílias e pessoas em situação de risco pessoal e social.

O prefeito Valter Luiz Martins ressaltou a importância do CREAS que será importante para atenção a situações de risco pessoal e social e pode significa ter os direitos violados. “Aqui vamos atender pessoas com deficiência ou idosas que precisam de atendimento especializado. É uma parceria da prefeitura com os governos estadual e federal”, explicou.

“O CREAS oferece atendimento, personalizado e continuado com intervenções especializadas e acontece desde a escuta, feita por profissionais até os encaminhamentos para a rede de proteção social e ao sistema de garantia de direitos”, cita a diretora e gestora de Promoção Social, Vera Lúcia Furini Benito.

Objetivos do CREAS

·         Fortalecer a família função de protetora de seus membros;
·         Incluir as famílias na rede de proteção social e nos serviços públicos;
·         Romper com o ciclo de violência no interior da família;
·         Oferecer condições para reparar danos e interromper a violação de direitos;
·         Prevenir a reincidência de violações de direitos.

Nos CREAS são atendidos crianças, adolescentes e famílias vítimas de violência doméstica: que acontecem nas situações de abuso e exploração sexual, violência física, psicológica ou negligência, afastamento do convívio familiar por medida socioeducativa ou de proteção, discriminação e outras situações.

Também são atendidos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, mulheres e idosas, vítimas de violência doméstica, pessoas abrigadas, usuários de entorpecentes, entre outros enquadramentos.

Como procurar o CREAS?

As pessoas podem procurar o CREAS espontaneamente ou por encaminhamentos, como os casos de crianças e adolescentes pelo Conselho Tutelar.

Também podem buscar sozinhas o amparo, assim como as demais pessoas vítimas de violência.

O CREAS atende de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h, na rua FEB, 25. Mais informações pelo telefone (18) 3529-2127.