Osvaldo Cruz, Segunda, 24 de Junho de 2019

publicado em: 24/11/2010 às 10h28:

Osvaldo Cruz recebe Ação Global neste sábado, 27

Evento é realizado pelo SESI/FIESP, em parceria com a TV Globo e a Prefeitura de Osvaldo Cruz

Daniel Torres (MTb.: 51.540/SP) e Giuliano Panvéchio (MTb.: 46.291/SP) - Assessoria de Imprensa - Colaboraram: SESI e TV Fronteira

ae45a6642c7172d8bc1532220b4228dc.jpg

Uma parceria da Prefeitura de Osvaldo Cruz, o SESI/FIESP (Serviço Social da Indústria/Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a TV Globo e sua afiliada na região, a TV Fronteira vão promover neste sábado, 27, mais uma etapa da Ação Global no interior paulista.

Mais de mil voluntários já se preparam para muito trabalho na festa da cidadania no Conjunto Esportivo Jubileu de Ouro. O evento tem início a partir das 9h e se estende até as 17h.

Na Ação Global deste sábado, a estimativa é que 15 mil pessoas aproveitem a oportunidade para mudar o visual com corte de cabelo, retirar documentos, regularizar situações civis com casamento comunitário, obter informações a respeito de programas da prefeitura, receber orientações jurídicas de advogados e atendimentos de muitos profissionais na área da saúde.

“Queremos convidar a todos para que participem. Não só quem é de Osvaldo Cruz, mas também cidades vizinhas. Todos os serviços são gratuitos nesta parceria com o SESI, a TV Globo e a TV Fronteira”, disse o prefeito Valter Luiz Martins.

Além de todo o trabalho na área de serviços, a população também terá atrações no palco do Conjunto Esportivo entre dança, música e outras atividades culturais.

Objetivo

O desafio é em um único dia mudar o destino de milhões de pessoas. É assim quando ocorre a Ação Global Nacional e o desafio proposto para Osvaldo Cruz, numa das etapas regionais: um mutirão de solidariedade composto por casamento coletivo, orientação nutricional, feira de serviços na área de saúde, orientação jurídica, retirada de documentos e muito lazer, esporte e cultura, entre outros serviços.

De acordo com o coordenador regional do SESI em Presidente Prudente, Laércio Doglas Rodrigo, a Ação Global pretende resgatar a cidadania de pessoas que ainda estão à margem da sociedade e por isso o evento pretende o acesso a direitos que são essenciais a todos.

"Em um mesmo dia e local, é possível emitir documentos e receber atendimento médico e odontológico. Tudo isso ao som de música ao vivo e paralelamente a atividades de lazer, educação e esporte", disse Laércio.

Em dia de Ação Global, pessoas que normalmente não têm a chance de ir ao médico ou ao dentista, por razões financeiras ou falta de tempo, recebem consultas gratuitamente. E nos casos em que forem diagnosticadas doenças que necessitam ser tratadas com urgência, há o encaminhamento imediato.

O que é a Ação Global?

Realizada desde 1995, a Ação Global já beneficiou mais de 12,4 milhões de pessoas e prestou mais de 35 milhões de atendimentos. Por seu impacto e abrangência, a iniciativa tem funcionado como um termômetro das necessidades da população.

Pesquisa do SESI mostra que 66,4% das pessoas que buscam os serviços da Ação Global têm renda familiar inferior a dois salários mínimo.

O programa, que prestou mais de 25 milhões de atendimentos desde a sua criação, em 1995, dá uma importante contribuição ao desenvolvimento sustentável do país.