Osvaldo Cruz, Segunda, 24 de Junho de 2019

publicado em: 23/03/2011 às 17h58:

Prefeitura beneficia mil famílias com IPTU Social

Evento foi realizado dentro das comemorações ao Dia de São José, com show na avenida

Giuliano Panvéchio (MTb.: 46.291/SP) - Assessoria de Imprensa

2c94aae9842a3e19a478c9a5c9019752.jpg

A Prefeitura de Osvaldo Cruz entregou na última sexta-feira, 18, certificados de quitação de imposto predial e territorial a 1 mil famílias beneficiadas com o IPTU Social.

Receberam a quitação famílias com imóveis com até 60 metros quadrados de construção ou contribuintes que, independente de tamanho da casa, têm renda de até 1,5 salário mínimo.

A entrega dos certificados ocorreu durante a Festa do Padroeiro, realizada na praça Lucas Nogueira Garcez, com show da Banda Almanaque e apoio da Paróquia de São José.

Além de famílias inscritas, o município isentou do IPTU também moradores das vilas Cavaru e Esperança, cujos moradores não têm escrituras dos imóveis e, portanto, não são tributados com o IPTU.

"Realmente é um programa que faz uma grande justiça tributária. Com os certificados em mãos, os contribuintes podem pedir inscrições em outro programa, que é da Cidade Digital. Um dos requisitos para ter a internet de graça em casa é o pagamento de impostos em dia. Com a quitação do IPTU Social isto é possível", explicou o prefeito Valter Luiz Martins.

Valtinho mencionou ainda que moradores de comunidades mais carentes como as vilas Esperança e Cavaru e brevemente de partes da Santa Helena ganharam a isenção.

Mas para ter direito à isenção do IPTU em um determinado ano é sempre necessário requerer o benefício no ano anterior junto ao setor de tributação da Prefeitura.

Contribuintes elogiam

O contribuinte Miguel Teixeira, aposentado, elogiou a iniciativa da Prefeitura. “Este projeto favorece muito as pessoas idosas e acho que foi uma coisa excelente que o prefeito fez”, opinou ao mencionar que pagava até então R$ 350 anuais de IPTU e agora ganhou a isenção. “Vai dar pra gente comer uma carninha a mais”, finalizou.

Outro aposentado, seu Antonio Grippa, considerou que para quem tem uma renda limitada e é idoso tudo o que se economizar já ajuda. “Foi muito bom mesmo”, disse.

Já o cidadão, Elis Mauro Piovezan, que tem 69 anos de idade, mora na companhia da esposa, já que os filhos foram embora de Osvaldo Cruz. Morador da rua Marechal Rondon, ele disse que para quem tem uma renda pequena, o programa é fundamental. “Tudo o que vem para ajudar nós que somos aposentados é uma beleza. Sou só eu e a esposa em casa e fazemos um sacrifício grande para pagar as contas”, ponderou.

A dona de casa Márcia Aparecida da Silva afirmou que para ela e os vizinhos da Vila Esperança o melhor é poder trazer a internet para casa. “Vou dar de presente um computador para minha filha no aniversário dela”, comemorou.

A próxima medida da prefeitura é fazer um estudo social para ampliar o IPTU Social também para quem mora em regiões da Vila Santa Helena e nunca tiveram cadastro na Prefeitura.