Osvaldo Cruz, Segunda, 17 de Junho de 2019

publicado em: 02/10/2013 às 21h54:

Prefeitura e Fundo Social promovem Outubro Rosa

Rotary Osvaldo Cruz, Rotary Califórnia, Lions Club, Kiwanis Club, Aceoc e Rede Feminina são co-promotores do evento

Assessoria de Imprensa_Giuliano Panvéchio

7765c5298e2d425876c7312a055aa5e0.JPG

A Prefeitura de Osvaldo Cruz e o Fundo Social de Solidariedade são co-produtores da campanha Outubro Rosa, responsável por uma mobilização local contra o câncer de mama. Além da Prefeitura e do Fundo Social, participam da iniciativa o Rotary Osvaldo Cruz, Rotary Califórnia, Lions Club, Kiwanis Club, Aceoc e a Rede Feminina de Combate ao Câncer.

O nome Outubro Rosa remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas, e instituições públicas. O movimento que dura o mês inteiro busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele.

O lançamento da campanha se deu na sede da Rede Feminina nesta quarta-feira, 2. De acordo com a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Osvaldo Cruz, Eliana Mazucato, os trabalhos serão preventivos e educativos.

“Haverá mobilizações pela cidade em diversos pontos, desde feiras livres até no trânsito com a distribuição de panfletos e organização de pontos de cadastramento para exames. Teremos postos de cadastro nas ruas, durante três finais de semana e os voluntários farão o atendimento para cadastrar mulheres, com pelo menos dos 35 anos, para exames de mamografia”, destacou a presidente do Fundo Social de Solidariedade.

Após o cadastro, as mulheres devem agendar os exames de mamografia, que serão realizados na Santa Casa. Serão aproximadamente 60 exames por semana.

“Vamos fazer quantas mamografias forem necessárias. Há um teto confortável para os exames e toda demanda será atendida”, reforçou Eliana.

Para mulheres abaixo dos 35 anos, será necessário o cadastro junto à Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Já a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Doroti Januário, destacou a importância do envolvimento de toda comunidade na campanha preventiva.

"Nós que lidamos com pacientes portadores da doença no dia a dia sabemos o quanto é fundamental prevenir e em caso de diagnósticos, que eles sejam no início, quando as chances de cura aumentam consideravelmente", destacou Doroti.

O prefeito Edmar Mazucato mencionou os esforços do município em melhorar a condições para exames e tratamentos dos pacientes na prevenção e tratamento do Câncer.

"Além de ampliarmos a capacidade de exames de mamografia e mantermos parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer também abrimos a Casa de Apoio ao Cidadão em Jaú, para onde são encaminhados nossos pacientes portadores da doença", disse Mazucato em mencionar o engajamento de tantas entidades no Outubro Rosa.