Osvaldo Cruz, Segunda, 24 de Junho de 2019

publicado em: 11/04/2012 às 11h02:

Social beneficia famílias com cesta de materiais de construção

Programa ajuda famílias com renda de até dois salários a melhoras suas condições de moradia

Daniel Torres (MTb.: 51.540/SP) - Assessoria de Imprensa

9e8acf0700e2c7b91edc6768105aca9e.jpg

Construir a casa própria é o sonho da maioria dos brasileiros. Em Osvaldo Cruz, um programa em parceria entre o Serviço de Obras Sociais (SOS) e a Prefeitura ajuda a transformar esse sonho em realidade.

Mais de 180 famílias carentes já foram beneficiadas com a cesta básica de materiais de construção desde 2009 e na última segunda-feira, 9, mais pessoas receberam o benefício em solenidade no Centro de Convivência de Idosos (CCI).

O programa foi instituído por meio da Lei Municipal 2.690, de 11 de maio de 2009, que destina o valor arrecadado pela taxa de publicidade, paga por empresas do município que utilizam outdoors e outros espaços publicitários na zona urbana, à compra de materiais de construção que compõem a cesta básica do produto.

A Prefeitura ainda acrescenta ao valor arrecadado com a taxa de publicidade a mesma quantia, o que representa um aumento de 100% no recurso a cada mês e, desta forma, beneficia as famílias carentes que pretendem construir ou reformar seu imóvel.

“Em 2010 a taxa arrecadou R$ 15 mil e a Prefeitura injetou mais R$ 15 mil, totalizando R$ 30 mil em recursos para a cesta básica de materiais de construção, que beneficiou dezenas de famílias naquele ano”, explicou o prefeito Valter Luiz Martins.

“Na época eu não tinha condição nenhuma de comprar os materiais e o pessoal do SOS fez a visita na minha casa para fazer a medida e entregar a quantia certa de material”, conta Adriana Maria Martins da Silva, que reformou a casa por conta de uma infiltração que comprometia a estrutura.

Em algumas situações, a ajuda representou uma casa nova aos moradores. “A casa onde eu moro não é minha. Eu morava com o meu pai de aluguel e, como ele morreu, eu vivo sozinha. Mas com a ajuda do SOS e dos amigos, estou construindo dois cômodos no terreno que o meu pai deixou. Antes do fim do ano eu entro na minha casinha”, comemorou Ana Clêudima de Melo ao informar que recebeu blocos de tijolos, areia fina e grossa, pedras, telhas, sacos de cimento e cal para construir a casa própria e sair do aluguel que pagava há 15 anos.

Para receber o benefício, o interessado deve ter renda familiar de até dois salários mínimos (R$ 1.244) e se inscrever no programa para que o imóvel passe por uma avaliação, segundo os critérios do SOS. Quem for contemplado com a cesta tem até dois meses para utilizar o material de construção e a mão de obra é por conta da família beneficiada.

Mais informações na sede do Fundo Social, na rua 21 de Abril, 580 ou pelo telefone (18) 3528-1090.