Osvaldo Cruz, Segunda, 17 de Junho de 2019

publicado em: 11/11/2010 às 14h50:

Social convoca beneficiários do Bolsa Família para pesagem semestral

Pesagem semestral de crianças é obrigatória para a manutenção do benefício

Daniel Torres (MTb.: 51.540/SP) - Assessoria de Imprensa - Colaborou: Caixa Econômica Federal

4e8049a2645c868de0c54fd32ef836ec.jpg

As famílias osvaldocruzenses beneficiárias do programa “Bolsa Família” (de transferência de renda), do Governo Federal, são convocadas para a verificação da pesagem de suas crianças, que acontece semestralmente, para garantia da continuidade do recebimento do benefício.

A pesagem semestral das crianças e de seus responsáveis é uma exigência do programa, que repassa às famílias até R$ 200 por mês, dependendo do número de crianças e adolescentes atendidos e do grau de pobreza de cada família.

Em Osvaldo Cruz, a verificação é dividida por etapas e teve início nesta segunda-feira, 8, no Programa de Saúde da Família (PSF) do Jardim Paraíso (das 8h às 12h), no Centro de Pediatria Dr. Tavares (das 14h às 17h) e no PSF Vale do Sol (das 13h às 17h). Nestes locais os trabalhos se estendem até esta sexta-feira, 12.

Na Sala de Multiuso da secretaria da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Integrado, que engloba moradores das vilas Martins e Isabel e dos jardins Paulista e São Paulo, a pesagem se iniciou na terça-feira, 9, das 8h às 12h.

Na quarta-feira, 10, uma equipe iniciou a pesagem de crianças no Centro Comunitário do Conjunto Habitacional Orlando Bergamaschi, das 8h às 12h, alcançando famílias daquele bairro e também da Vila Ana, Jardim América e Residencial Mira Ira.

A Capela Mãe da Santa Esperança, na Vila Esperança, realiza as pesagens a partir desta quinta-feira, 11, das 8h às 12h, em crianças de famílias moradoras naquele bairro e também em parte das vilas Califórnia e Santa Helena.

No PSF da Vila São Jorge (conhecida como Vila São José) as verificações de pesagem serão realizadas de 16 a 22 de novembro, das 13h às 18h. O Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) do Conjunto Habitacional Álvaro Campoy realiza as pesagens nos dias 17 e 18, das 8h às 11h30 em moradores daquele bairro e também dos jardins Guarujá e Bandeiras.

Os moradores da zona rural, beneficiários do programa federal, podem realizar as pesagens de suas crianças de 22 de novembro a 10 de dezembro no Centro de Saúde, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

“Essa pesagem é obrigatória. A pessoa que não cumprir com esse compromisso, corre o risco de ter o seu benefício suspenso”, alerta Geraldo da Silva, enfermeiro responsável do Centro de Saúde.

Bolsa Família

Criado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2003, para integrar e unificar ao Fome Zero os antigos programas implantados no governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso: "Bolsa Escola", "Auxílio Gás" e "Cartão Alimentação", o Bolsa Família tem por objetivo apoiar as famílias mais pobres e garantir a elas o direito à alimentação e o acesso à educação e à saúde.

O programa visa a inclusão social dessa faixa da população brasileira, por meio da transferência de renda e da garantia de acesso a serviços essenciais. Em todo o Brasil, mais de 11 milhões de famílias são atendidas pelo Bolsa Família.

A população alvo do programa é constituída por famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza. As famílias extremamente pobres são aquelas que têm renda per capita de até R$ 70 por mês. As famílias pobres são aquelas que têm a renda per capita entre R$ 70,01 a R$ 140 por mês, e que tenham em sua composição gestantes, nutrizes, crianças ou adolescentes entre zero e 17 anos.

As Prefeituras são responsáveis em cadastrar, digitar, transmitir, manter e atualizar a base de dados, acompanhar as condições do benefício e articular e promover as ações complementares destinadas ao desenvolvimento autônomo das famílias pobres do município.

As informações são da Caixa Econômica Federal.