Osvaldo Cruz, Sexta, 21 de Setembro de 2018

publicado em: 04/07/2013 às 11h44:

Campanha do trânsito faz primeira abordagem de conscientização neste sábado, 6

Objetivo é diminuir os acidentes nas ruas da cidade e preservar a vida de pedestres e motociclistas

Daniel Torres (MTb.: 51.540/SP) - Assessoria de Imprensa

5c7225f6dc3aa8adfc31206e50e91be8.JPG

O Departamento Municipal de Trânsito de Osvaldo Cruz (Demutran) realiza neste sábado, 6, a primeira abordagem a condutores e pedestres em diversos pontos da cidade dentro da campanha de conscientização no trânsito local em 2013.

Por meio da campanha, o Demutran coordena uma série de ações no sentido de diminuir os acidentes nas ruas da cidade e preservar a vida de pedestres e motociclistas.

“As ações consistem em posicionar duas equipes em cada semáforo do trecho revitalizado da avenida Brasil e outras duas equipes volantes, comandadas pela Polícia Militar, para abordar motoristas, motociclistas e ciclistas a fim de chamar a atenção das pessoas para as leis do trânsito. Só com ações educacionais é que conseguiremos diminuir o número de acidentes e valorizar a vida”, explicou o diretor de trânsito.

Já os pedestres são conscientizados a andar nas calçadas e a atravessar a rua em linha reta pela faixa e/ou lombofaixa.

“Nós levaremos essa campanha às escolas públicas e particulares a partir do mês de agosto em parceria com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros com palestras e exibição de material apropriado para cada faixa etária”, observou Peres.

Além das abordagens aos sábados no centro da cidade para a distribuição de panfletos explicativos, a campanha ainda prevê palestras para pais e alunos, concursos de frases educativas sobre o trânsito em todas as escolas da cidade.

Dados

Durante o lançamento da campanha no mês passado, foram apresentados dados interessantes quanto ao crescimento da frota de veículos na cidade nos últimos dez anos.

Em abril 2003 Osvaldo Cruz tinha 10.189 veículos registrados na Delegacia de Trânsito.

Este número saltou em abril de 2013 para 19.405, ou seja, praticamente o dobro de motos, carros e caminhões para uma mesma estrutura viária.

O resultado é mais gente dividindo o mesmo espaço e consequentemente o risco de acidentes aumenta. Por isso a defesa pela campanha educativa.

Crédito da foto: Daniel Torres