Osvaldo Cruz, Quarta, 12 de Dezembro de 2018

publicado em: 19/06/2013 às 23h29:

OC lança Campanha do Trânsito 2013 nesta sexta, 21

Objetivo é diminuir os acidentes nas vias da cidade

Daniel Torres (MTb.: 51.540/SP) - Assessoria de Imprensa

e1000b6addcff78e077d11baff495a9f.JPG

O Departamento Municipal de Trânsito de Osvaldo Cruz (Demutran) lança na manhã desta sexta-feira, 21, a Campanha Municipal de Trânsito 2013, que pretende conscientizar condutores e pedestres em diversos pontos da cidade sobre a humanização do trânsito local. O evento será realizado a partir das 8h30 na Sala de Multiuso da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Integrado, na avenida José Siqueira, 20-A.

“O objetivo principal é a preservação da vida, a valorização do pedestre no sentido de que o condutor respeite as regras de trânsito porque a frota de veículos aumenta consideravelmente e isso tem causado um número muito grande de acidentes principalmente pela velocidade e do abuso da bebida alcoólica”, comenta o diretor municipal de Trânsito, Christovam Olivel Peres.

Durante a campanha está programada uma série de três abordagens a motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres com orientações, a entrega de panfletos informativos e a adesivagem de veículos.

E, a exemplo do ano passado, haverá também o concurso de frases relacionadas ao trânsito para alunos dos ensinos Fundamental e Médio de escolas públicas e particulares da cidade. Os estudantes autores das frases selecionadas ganharão bicicletas, os professores orientadores receberão medalhas e as escolas troféus.

“Agradeço a colaboração dos parceiros Rotary Club de Osvaldo Cruz, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Rotaract, Interact, Autoescola Band, Autoescola Globo, ao Fábio Bertassi, o palhaço Parafina, e agora também ao Conseg [Conselho Comunitário de Segurança], que permitem a realização dessa campanha com sucesso”, observa Peres.

Osvaldo Cruz fechou abril de 2013 com uma frota de 19.405 veículos, que são registrados e licenciados através da Circunscrição Regional de Trânsito (Citretran).

A campanha

Desde o ano passado, entre os meses de maio e setembro o Demutran coordena uma série de ações no sentido de diminuir os acidentes nas ruas da cidade e preservar a vida de pedestres e motociclistas.

“As ações consistem em posicionar equipes em cada semáforo do trecho revitalizado da avenida Brasil e outras duas equipes volantes, comandadas pela Polícia Militar, para abordar motoristas, motociclistas e ciclistas a fim de chamar a atenção das pessoas para as leis do trânsito. Só com ações educacionais é que conseguiremos diminuir o número de acidentes e valorizar a vida”, explica o diretor de trânsito.

Já os pedestres são conscientizados a andar nas calçadas e a atravessar a rua em linha reta pela faixa e/ou lombofaixa.

“Nós levaremos essa campanha às escolas públicas e particulares a partir do mês de agosto em parceria com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros com palestras e exibição de material apropriado para cada faixa etária”, conta Peres ao mencionar a chamada multa mirim, em que crianças são orientadas nas escolas a ‘autuarem’ os pais ou responsáveis em caso de infração de trânsito.

Mais informações no Demutran, na avenida José Siqueira, 20-A ou pelo telefone (18) 3528-1388.

Mini Cidade do Trânsito

Para potencializar a campanha ao longo dos anos, a Prefeitura estuda a criação de uma Mini Cidade do Trânsito, em local ainda a ser definido, para a conscientização de crianças quanto ao assunto.

“O projeto consiste em implantar, em um determinado local, as ruas com toda sinalização de trânsito como passarela de pedestres, placas Pare, semáforos, lombofaixa, lombadas, cruzamentos, rotatórias e essa mini cidade receberá alunos das escolas para orientação sobre o comportamento no trânsito, ministradas por policiais militares”, finaliza diretor.

Crédito da foto: Daniel Torres